domingo, 16 de setembro de 2007

AUTORES E ESTUDANTE RESPONDEM


"O estrangeirismo é um fenômeno natural, que revela a existência duma certa mentalidade comum. Os povos que dependem econômica e intelectualmente de outros não podem deixar de adotar, com os produtos e idéias vindas de fora, certas formas de linguagem que lhes são próprias. O ponto está em não permitir abusos e limitar essa importação linguística ao razoável e necessário. Contido os limites, o estrangeirismo tem vantagens: aumenta o poder expressivo das línguas, esbate a diferença dos idiomas, tornando-os mais compreensivos, e facilita, por isso mesmo, a comunicação das idéias gerais." (M. Rodrigues Lapa. Estilística da Língua Portuguesa. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1965.)


"A história ensina que a imposição da língua é uma forma de dominação de um povo sobre o outro. O estrangeirismo abusivo é lesivo ao patrimônio cultural e está promovendo uma verdadeira descaracterização da língua portuguesa. Nosso idioma oficial passa por uma transformação que não se ajusta aos processos aceitos de evolução das línguas. Que obrigação tem um brasileiro de entender que uma mercadoria "on sale" está em liquidação." (Aldo Ribeiro, Deputado Federal, PC do B - SP, é autor do projeto de lei que restringe o uso de estrangeirismos.)


O estrangeirismo é essencial. Negar a influência de um idioma sobre o outro é negar a natureza de todas as línguas. Cerca de 70% das palavras do português vêm do latim e o restante, de outros idiomas. Apesar da luta dos puristas de todas as épocas, as línguas vivem em constante aprimoramento. Ainda assim, acredito que uma eventual estratégia de defesa do idioma não deveria ser feita por decreto, mas pela melhoria do sistema educacional.(Maria do Carmo Davino Silva, estudante da UFBA)

Um comentário:

Hélio disse...

Concordo plenamente quando Maria do Carmo diz que os políticos deveriam estar mais preocupados com a educação do que com o uso dos estrangeirismos. Isto sempre vai existir nas línguas.
Os políticos deveriam era se envergonhar com as baixarias do congresso. E usar o poder para coisas coerentes e certas. Continuem!!!