domingo, 16 de setembro de 2007

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Há em um dos textos aqui transcrito, a idéia de que ser analfabeto é ser iletrado. Para inicio de conversa não existe iletrado. Todo ser humano é letrado. E para tornar essa idéia bem clara faremos uso de alguns trechos escrito por Marcuschi.

"Letramento é um processo de aprendizagem social e histórica da leitura e da escrita em contextos informais e para usos utilitários, por isso é um conjunto de práticas".

Letramento é conhecer o mundo, portanto o analfabeto é um letrado, ele não "lê" as palavras, os grafemas, mas "lê" o mundo, ou seja, ele "lê": o ônibus, a marca da bebida, entende a novela e a conta, faz compras e leva o produto certo, dar troco, recebe dinheiro... Para o letramento não é necessário uma instituição educacional, e sim aprendizado social. Portanto, retificamos ao afirmar que todo analfabeto é letrado.

"Alfabetização pode dar-se, como de fato se deu historicamente, à margem da instituição escolar, mas é sempre um aprendizado mediante ensino, e compreende o domínio ativo e sistemático das habilidades de ler e escrever."

A alfabetização ocorre em um contexto formal - família, igreja, escola... Há graus de letramentos e ser alfabetizado é um desses graus.

Um comentário:

Hélio disse...

Gostaria de agradeçer a informação sobre letramento. Pois antes achava que ser letrado era aquele que tinha profundo conhecimentos das letras, como os doutores, pesquisadores e outros. Mas, qual não é minha surpresa ao ler o que é isto, aqui. Vejo agora que a minha empregada que não sabe ler nem escrever é letrada.
Grato!!